Entendendo o ciberespaço e cibercultura.



    Olá a todos sigo aqui escrevendo sobre alguns tópicos importantes sobre a forma da tecnologia em nossa sociedade. Bem, como não poderíamos esquecer é o ciberespaço que tem a derivação bem simples mas com grande impacto no nosso modo de vida. O ciber = tem haver com tecnologias que se desenvolvem por passar do tempo, e o espaço = Local ou localização de algo em um determinado limite ou sem limites. Toda essa explicação é, eu sei pode ser chata mais é muito importante para entendermos o que se passa em pleno fim do seculo XX e entrada do XXI, onde temos a cada dia tecnologias avançando no sentido de nos conectar entre nós e serviços e dinâmicas que antes só víamos no meio analógico de forma a abranger todos os nosso vínculos em nossa sociedade ou espaço.

   Com a leitura do capitulo de Levy, onde ele trata essas questões e muitas outras como a cibercultura, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap VII (p. 123), assim nós podemos detectar a facilidade de utilizar um serviço como a busca de um carro, ou pedi uma comida ou quer seja a busca de informações sobre eventos para agilizar nossas vidas, e a cibercultura não é diferente da cultura que nos cerca é tudo aquilo que nos rodeia, assistir um filme hoje pode ser mais rápido mais dinâmico, sem contar as redes sociais que nos desafiam a cada dia ter novos contatos com diferentes culturas por se tratar de várias pessoas de diferentes polos, etnias e religiões uma verdadeira torre de babel na que se encontra no ciberespaço. Isso  nos mostra a capacidade humana e o quanto podemos evoluir em tão pouco tempo.


                                                    

       Ainda falando de cibercultura podemos ver que nos últimos tempos tem se disseminado a cultura de ódio que é uma das mais fáceis e que vem rendendo lucros a grandes empresas, como facebook, e outras a fim, sem um controle adequado e politicas para esse espaço e até mesmo sem o debate em sociedade fica meio difícil de combater toda essa estrutura mega montada por isso é importante a discussão de  regras nesse novo espaço e com o marco regulatório teremos a capacidade de regulamentar regras para que o ciberespaço possa ser um espaço democrático e com direito para todos. Agradeço por leitura ao meu blog mais uma vez.

Comentários

  1. Importante percebermos que a cibercultura não é algo fora de nós. Constitui a rede cultural onde nos movemos e é constituída a partir de nossos próprios atos. Portanto, utilizar o ciberespaço como locus para a produção colaborativa, a articulação e o desenvolvimento de projetos em prolda humanidade, ou para disseminar ódios e violência, é uma escolha nossa, do humano. Por isso, precisamos atuar na formação dos sujeitos sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deep Web, que ser isso?

História do PHP!