Desenvolvimento Cognitivo e Educação em TI: Reflexões sobre Piaget, Vigotski e Wallon.

Aqui trago para alguns professores que tem como a cartilha de aprendizagem uma linhagem como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e suas teorias psicogenéticas, trago um vídeo mostrando um pouco:



Oferece uma análise profunda sobre três importantes teorias do desenvolvimento humano. Quando pensamos em aplicar essas abordagens em sala de aula, especialmente no ensino de Tecnologia da Informação (TI), surgem vantagens e desafios.

Aspectos a Favor:

Adotar uma visão psicogenética no ensino de TI traz um entendimento mais humano e estruturado sobre como o aluno aprende.

  • Com Piaget, entende-se que o aluno constrói seu conhecimento ativamente, o que combina perfeitamente com a natureza prática e lógica da área de TI. Aplicar projetos, simulações e atividades que respeitem os estágios cognitivos dos estudantes favorece a verdadeira assimilação de conceitos complexos como algoritmos e redes de computadores.

  • Com Vigotski, o foco na interação social é essencial: práticas como programação em pares, trabalho em grupo e comunidades de prática ajudam no desenvolvimento técnico e comunicacional dos alunos, habilidades fundamentais em TI.

  • Com Wallon, considerar a dimensão afetiva e emocional é um diferencial: reconhecendo que emoções influenciam a aprendizagem, os educadores podem criar ambientes mais acolhedores e menos ansiosos — especialmente importante em áreas onde a frustração por erros técnicos pode ser grande.

Essas abordagens também incentivam uma educação menos conteudista e mais dinâmica, voltada para a formação de um profissional adaptável, colaborativo e pensante, características cada vez mais exigidas no mercado de TI.

Aspectos Contra:

Por outro lado, existem desafios importantes:

  • As teorias psicogenéticas exigem uma individualização e adaptação constante da prática pedagógica, o que pode ser difícil em turmas grandes ou em cursos com currículos rígidos.

  • Aplicar conceitos de desenvolvimento infantil a adultos ou jovens em formação técnica pode gerar limitações: muitos pressupostos de Piaget, por exemplo, se referem a estágios de desenvolvimento que não contemplam a complexidade da formação adulta ou profissionalizante.

  • No caso de Vigotski, o excesso de mediação pode gerar alunos dependentes, que têm dificuldades em agir de forma autônoma — algo problemático em TI, onde a resolução independente de problemas é crucial.

  • A preocupação emocional destacada por Wallon, embora extremamente importante, pode ser difícil de medir e integrar em currículos muito técnicos e objetivos, que focam em certificações e entrega de resultados.

Crítica Integrativa:

A reflexão crítica que o livro propõe é extremamente válida: nenhum desses autores oferece uma "receita pronta" para a prática pedagógica em TI.
O ideal é promover um equilíbrio: considerar o desenvolvimento do pensamento lógico (Piaget), a importância da interação social (Vigotski) e a dimensão emocional (Wallon), mas sempre ajustando para a realidade de alunos que estão se preparando para atuar num mundo tecnológico, ágil e competitivo.

Assim, formar alunos de TI com base nessas teorias pode resultar em profissionais não apenas mais competentes tecnicamente, mas também mais conscientes, resilientes e capazes de trabalhar em equipe — atributos tão ou mais importantes quanto o domínio técnico em si.


Dicas para uso dos conhecimentos adquiridos no livro:

1. Projetos Baseados em Problemas Reais (Piaget + Vigotski)
Proposta: Organizar atividades onde os alunos precisam construir soluções para problemas reais de TI (ex.: criar um app, melhorar uma rede de computadores).
Por quê: Estimula a construção ativa do conhecimento (Piaget) e o trabalho colaborativo (Vigotski).

2. Atividades de Programação em Duplas ou Grupos (Vigotski)
Proposta: Implementar sessões de programação em pares (Pair Programming) e Hackathons internos.
Por quê: A troca de conhecimentos entre alunos acelera a aprendizagem pela interação social (Zona de Desenvolvimento Proximal).

3. Estágios de Aprendizagem Progressiva (Piaget)
Proposta: Organizar o conteúdo em níveis progressivos de complexidade (básico, intermediário, avançado), respeitando o ritmo cognitivo dos alunos.
Por quê: Garante que o aluno assimile cada etapa antes de avançar (equilibração cognitiva).

4. Oficinas de Expressão e Emoções na Tecnologia (Wallon)
Proposta: Criar momentos de reflexão sobre sentimentos relacionados à prática de TI (ansiedade em debugging, frustração em erros, etc.), como rodas de conversa ou diários reflexivos.
Por quê: Trabalha a inteligência emocional dos alunos, essencial para lidar com a pressão e o fracasso comum em projetos de TI.

5. Aprendizagem por Descoberta (Piaget)
Proposta: Em vez de "entregar" a resposta, incentivar os alunos a descobrir a solução de um problema por tentativa e erro, com apoio moderado.
Por quê: Estimula a autonomia intelectual e a construção ativa do conhecimento.

6. Criação de Ambientes de Apoio e Mediação (Vigotski)
Proposta: O professor atua mais como facilitador do que como "dono do saber", oferecendo dicas, materiais e desafios personalizados.
Por quê: Fortalece a aprendizagem situada e a autoconfiança dos alunos.

7. Integração de Atividades Motoras e Práticas (Wallon)
Proposta: Introduzir práticas "manuais" no ensino de TI, como montagem de hardware, simulações de redes físicas ou criação de protótipos.
Por quê: Enriquece o aprendizado, conectando ação física, raciocínio e emoção.

Links:

https://www.amazon.com.br/Piaget-Vigotski-Wallon-psicogen%C3%A9ticas-discuss%C3%A3o/dp/8532311261

https://www.youtube.com/watch?v=o0soZkcaj1c&t=35s

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm

https://www.redalyc.org/journal/684/68464195012/html/


https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-pedagogiaprojetos-novo-olhar-na-aprendizagem.htm

https://profseducacao.com.br/artigos/henri-wallon-a-afetividade-no-processo-de-aprendizagem/

https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Software Livre: Melhor escolha de sua vida!

O que é meme?

Estruturas de Estágio para Estudantes de TI