As 10 Competências + a da minha equipe Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho



1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem
Trabalhar a partir das representações dos alunos
Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas
Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento

2. Administrar a progressão das aprendizagens

Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino
Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
Rumo a ciclos de aprendizagem

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação

Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma
Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto
Fomentar apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
Uma dupla construção

4. Competência da minha equipe: Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;


4.1 Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho

escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação


4.2 Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de

contratos


4.3 Oferecer atividades opcionais de formação


4.4 Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno


 A idéia principal é criarmos uma metodologia que possamos aplicar na vídeo aula explicando os tópicos acima.


-"Sucitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber o sentimento do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação.""(Perrenoud,1999)


Desejo de saber - tem a ver com prazer do processo de aprender e com a curiosidade, relativa ao objeto do conhecimento.


Desejo variável com o proposito de cada aluno. A relação com o saber não é desinteressada.  


Decisão de aprender - Significa você sustentar o desejo frente as dificuldades da aprendizagem, “do desejo de saber a decisão de aprender o caminho é tortuoso.”

*Imagem da dieta - A necessidade de precisar manter a saúde pode ser superior a manter a dieta.


Estratégias: 


I - Estimular o desejo do saber: Criar, intensificar e diversificar o desejo de aprender.


II - Reforça a decisão de aprender: Favorecer e reforçar a decisão de aprender;


 Aprender precisa fazer sentido para o aluno. As competências profissionais, são duas a compreensão dos mecanismos sociológicos, didáticos e psicológicos em jogo no surgimento e manutenção do desejo. 

Habilidade de transposição didática desses mecanismos para auxiliar os alunos.


- "Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos(Conselho de classe ou de escola) e negociar com ele diversos tipos de regras e de contratos."(Perrenoud,1999)


Direitos Imprescritíveis do aprendiz:


* O direito de não estar constantemente atento

* O direito ao seu foro íntimo;

* O direito de só aprender o que tem sentido

* O direito de não obedecer por 6 ou 8 horas por dia

* O direito de se movimentar livremente

* O direito de não manter todas as promessas

* O direito de não gostar da escola e dizê-lo

* O direito de escolher com quem quer trabalhar

* O direito de não cooperar para seus próprios processos

* O direito de existir como pessoa.


Perrenoud usa a Competência como: O saber necessário para alcançar os objetivos;


  • A construção de sentido dado no livro criado nos anos de 1999, onde tínhamos várias modificações em nossa escola e sociedade. O Pierrenoud separou assim grupos de competências e tarefas para uma educação melhor e mais inclusiva tendo assim comum caminho necessário a ser melhorado pelo professor segundo ponto de vista dele depois de alguns estudos.


  •  É visto como o centro da discussão sobre o saber docente e o senso de dimensão que a educação afeta a todos nós, sejamos nós agentes receptores ou emissores da prática pedagógica e metodologias de ensino e aprendizado. 


  • Desta forma como perceberam que seria necessário a mudança de práticas em sala de aula, pois o papel do professor teria mudado e toda a sociedade estava em constante mudanças. Não é ditada pelo principal ator, e o autor mostra que foi com a crescente evolução das interações entre aluno e professor em suas práticas.


  • A competência que estou responsável seria a 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, que fala sobre trabalhar a questão da motivação dos alunos, despertar neles a vontade e o prazer em aprender.


  • Na minha tarefa o autor traz como sugestão questão dos professores juntarem-se em um conselho de alunos  para realizar a negociação de regras e condutas para fazer com que os alunos se sentir parte da escola que eles frequentam


Exemplo: Em uma escola onde trabelhei uma professora de ciências naturais conseguiu os melhores resultados depois que incentivou seus alunos a criarem o mesmo conselho e entre eles se dividia ideias e dificuldades de colegas onde tinham a oportunidade de comunicar a professora os problemas que passavam no momento de aula e que buscavam soluções junto a professora, e até hoje ela faz muito sucesso pelo método praticado em que solucionou muitos dilemas em sala de aula e ajudou muitos alunos a corrigirem situações ou potências erros que passavam.


- “Oferecer atividades opicionais de formação, à la carte. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.”(Perrenoud,1999)



As atividades devem corresponder os objetivos de formação, sem subestimar as opiniões dos alunos acerca dos temas abordados em sala.


As atividades podem ter temas escolhidos pelos alunos. Diversificar e sugerir a interdisciplinaridade pode tornar o aprendizado mais estimulante para os educandos. Estes precisam encontrar sentido no que estudam, pois, assim reforça-se o desejo de saber e a decisão de aprender.


Desenvolver uma relação com o saber referi-se também as práticas sociais dos sujeitos, ou seja: Ao ensinar a ler e escrever,  o (a) educador(a) demonstra que através desses aprendizados é possível expressar se, questionar e reforçar o diálogo.


Há muitas utilidades sociais no aprendizado das disciplinas. Fazer da diversidade a regra é permitir ao educando experimentar conhecimentos variados sem excessiva padronização e restrição do espaço. Permitir que o lúdico participe da formação dos educandos vai além da fixação do conteúdo escolar, pode proporcionar um maior interesse pelo estudo e desenvolvimento do educando.






5. Trabalhar em equipe

Elaborar um projeto em equipe, representações comuns
Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões
Formar e renovar uma equipe pedagógica
Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
Administrar crises ou conflitos interpessoais

6. Participar da administração da escola

Elaborar, negociar um projeto da instituição
Administrar os recursos da escola
Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros
Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem

7. Informar e envolver os pais

Dirigir reuniões de informação e de debate
Fazer entrevistas
Envolver os pais na construção dos saberes
" Enrolar "

8. Utilizar novas tecnologias

A informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino ?
Utilizar editores de texto
Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
Comunicar-se à distância por meio da telemática
Utilizar as ferramentas multimídia no ensino
Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão

Prevenir a violência na escola e fora dela
Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta
Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
Dilemas e competências

10. Administrar sua própria formação continua

Saber explicitar as próprias práticas
Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua
Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede)
Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
Acolher a formação dos colegas e participar dela
Ser agente do sistema de formação continua

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