Aprendendo um pouco mais sobre redes Mesh.
Olá galera, muito bom dia e sejam bem-vindos, a mais um comentário sobre tecnologia. Espero que estejam gostando... Tá, vamos lá!
Hoje falarei um pouco sobre a rede Mesh, que é similar de roteador ele servi justamente para ampliar os sinais de alguma rede em si, para que seja possível a distribuição automatizada de maneira sem perda e por similaridade, fazendo um mundo aberto de possibilidades utilizando esse meio de comunicação maravilhoso o qual é a internet.
Está rede de malha é denominada assim, pois é uma infraestrutura composta de API's (Acess Point ou ponto de acesso na nossa linguagem) com seus clientes que no caso seria nós mesmos que poderemos utilizar este ponto de acesso para entrar na internet.
Ela funciona como uma alternativa de protocolo 802.11, para tráfego de dados e de voz, que passa a se comportar como uma rede única que engloba todo um setor tornando os nós podendo ser acessado por nós, onde possamos estar, cada nó funciona basicamente, como repetidor de sinal onde e um nó conectado a outro nó consegue transmitir a mesma informação por vários caminhos.
As redes desse tipo possuem uma leve desvantagem que fica na parte do custeio da instalação, pois dependendo do tamanho e o aporte de equipamentos possa saí um pouco pesado, mas tirando isso temos uma grande facilidade na instalação e ele é bem resiliente, pois ele depois de instalado é bem difícil ter falhas os roteadores sem fio, são geralmente instalados no topo de algum edifício, comunicando-se entre si usando os protocolos como OLSR em modo AD HOC, através múltiplos saltos de forma a encaminhar os pacotes de dados ao destino.
Pois é, temos tantas opções tecnológicas para abrir o sinal de rede e disponibilizar acesso a toda população, mas infelizmente isso não é feito por falta de interesse político. Enquanto a oferta do serviço estiver na mão do mercado, a desculpa continuará sendo que a instalação é cara e por isso não compensa... precisamos de política pública para cobrir o país com banda larga.
ResponderExcluir