Uso do celular em sala de aula.

      Devemos realmente proibir a utilização de celulares em sala de aula? por que? e quais serão as consequências? 




   Segundo a medida reafirmada sobre a questão estão a propor nos últimos dias é a retira da utilização dos celulares em sala de aula. Geralmente temos sempre monitorado e privado o consumo a informação, em vários sentidos do conhecimento e do livre consumo, seja com tentativas de embargos governamentais como a questão do governo tentativa reiterada de tentar colocar valor no tempo em que passamos utilizando a internet em nossos domicílios através do barramento da banda larga ilimitada. Primeiro colocando o direito em linha gerais o direito a informação e ao livre acesso é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988. A mais nova tentativa de cercear a utilização dos equipamentos em sala de aula, e retomando o conceito da instituição bancaria de estudos anteriores é mais um retrocesso sem fundamento. Em uma educação assim o professor detêm o conhecimento e que deve ser a máxima autoridade quando se refere ao conhecimento aplicado e a didática em um ambiente educacional, no Brasil e no mundo as tecnologias se encontram em um um aspecto ainda em crescente evolução e as grandes industrias demonstram esse tipo de demanda profissionais capacitados que não só sejam uma um vazo, mas que se tenha um filtro e possa tratar informações e sempre buscar novas formas de lhe dar com elas de maneira dinâmica. 
    Nós vimos nos últimos anos um novo "bum", na área da tecnologia e também na utilização de novos paradigmas institucionais em que o professor necessita na verdade de um revitalização no seu modo de interagir, levar o conhecimento e deixar permear em seu ambiente educacional lógico com a interação em sala de aula buscando sempre a construção do conhecimento em ambientes interativos, para a nova geração de alunos, que utilizam seus celulares e equipamentos informativo com intuito de construção do conhecimento e de valorização da educação.
     Para conseguir trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula é necessário uma nova visão de como reorganizar o processo base de passagem do conhecimento e tratar de maneira a utilizar o conhecimento não só como uma informação que se estingue com o tempo mas sim permeia a nossa vida, seja no campo educacional ou profissional, esse saber nós não encontramos mas cristalizado em palavras próprias do professor apenas mas também em buscas rápidas em canais de pesquisa de informação, levando assim uma manipulação abrangente do que temas diversificados e dinâmicos, como pudemos ver no vídeo a baixo.


Comentários

  1. Olá Igor,
    assim como o processo educativo não pode mais estar centralizado na palavra do professor, também não basta utizar as redes para acessar informações. A aprendizagem exige muito mais do que isso, precisamos encontrar caminhos para produzir conhecimentos, de forma colaborativa, interdisciplinar e, para isso, precisamos sim da palavra do professor e do acesso às informações, mas mais, precisamos nos tornarmos autores, produtores, críticos de tudo o que nos passa.

    Cuide um pouquinho a escrita em teu blog. Faça uma revisão do português!

    ResponderExcluir
  2. A sua abordagem em relação aos direitos e uso das tecnologias em sala de aula principalmente em relação ao papel do professor ficou bem definido e claro, contudo, senti falta do que escolas e universidades propiciam ao professor como ferramentas e aprendizagem para que ele desperte para este novo modo de lecionar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Software Livre: Melhor escolha de sua vida!

O que é meme?

Estruturas de Estágio para Estudantes de TI